Autor: Ronald Mateus Thiel,
Data
Criação: sexta, 28 de dezembro de 2018
QUAL É A SUA INSATISFAÇÃO?
Na maioria das situações administrativas, tentamos ser racionais e lógicos com respeito a nossas responsabilidades gerenciais. Afinal de contas, é isso que somos pagos para fazer: pensar, decidir e agir com inteligência. Somos pagos para pensar, não para sentir ou nos preocupar. Esse método parece sensato, mas, não é muito eficaz.
Quando trata-se de relacionamento, não podemos ser eficientes, temos que ser eficazes, pois as pessoas são seres que carregam emoções, as quais desencadeiam outras emoções similares às iniciais. Veja o Exemplo:
Você, gerente comercial, ao ser informado pelo presidente da empresa que a sua equipe comercial não irá conseguir cumprir os prazos caso não haja mudanças e que não se sente satisfeito com os resultados atuais. Você vai até o supervisor de vendas e inicia um efeito cascata. Agora o supervisor, com o humor alterado, passa a concentrar-se em detalhes, e a busca por problemas e erros é facilitada. Este também começa a se lembrar de outras promessas que você fez e não cumpriu. O resultado disso tudo é que o supervisor fica furioso, e você, carrancudo e relutante, concordando em fazer tudo o que o supervisor pedir, tudo em nome de uma meta quase perdida. Isso não é um grande resultado, não acha?
O LÍDER EFICAZ aborda esta situação focado no resultado e no suporte, não no problema e na pressão. O líder precisa aprender a despertar emoções positivas em cada colaborador, as quais gerarão mais emoções semelhantes e que possam impulsionar os resultados.